Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este é o meu Blog sobre finanças. Uma perspectiva pessoal sobre poupança e investimento, algo com que todos temos de lidar mas muitas vezes cheios de dúvidas e incertezas. Espero conseguir passar algum conhecimento sobre a temática.
O Jornal de Negócios publica hoje (mais) um artigo sobre as reclamações dos clientes bancários, assunto sobre o qual tenho várias questões...
1. Porque é que não existe uma lista negra das instituições financeiras, à semelhança da que existe em relação aos contribuintes incumpridores? Uma lista onde os clientes podessem consultar reclamações (e resoluções) sobre os serviços bancários e respetivos bancos? Não tem um consumidor o mesmo direito a decidir na contratação deste ou daquele serviço, neste ou naquele banco?
2. Á semelhança de outros países, as entidades alvo de reclamação consideradas culpadas deveriam pagar os custos do processo junto da entidade supervisora. Isto motivaria as organizações a evitar ao máximo as reclamações. E o custo deveria ser incremental. Quanto mais reclamações por cliente, mais caro o processo. Atualmente dá a sensação que o livro de reclamações pouco mais é do que um livro de desabafos....
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.