Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu Blog Financeiro

Este é o meu Blog sobre finanças. Uma perspectiva pessoal sobre poupança e investimento, algo com que todos temos de lidar mas muitas vezes cheios de dúvidas e incertezas. Espero conseguir passar algum conhecimento sobre a temática.



Quinta-feira, 21.11.13

O Banco do costume.... (alternativas à banca tradicional)

No seguimento do post anterior divulgo aqui alternativas à banca tradicional num comparativo onde incluí um dos grandes para servir de referência.

O 1º mito a cair por terra é o de que se tem que pagar para ter conta bancária.  

O 2º prende-se com a segurança. Certamente todos receamos abrir conta num banco menos conhecido. Todos os bancos apresentados são nacionais e aderentes ao fundo de garantia de depósitos, garantido até 100 000 Euros por depositante e por banco. São sólidos. O banco Best é detido pelo BES e o Activo pelo MillenniumBCP.

Qual o melhor?

Depende do perfil. Dado que nenhum dos apresentados cobra comissão de manutenção de conta pode abrir em mais do que um e experimentar. Faça-o! Bastam 500€. Os três primeiros oferecem depósitos a prazo promocionais para novos clientes muito interessantes… Um conselho, subscreva só o que quer e o que necessita e não o que lhe querem vender. Por exemplo no Activo compensa ter cartão MB pois é gratuito. Já no BIG, só compensa se precisar mesmo… Pode usar a conta do BIG para fazer algumas aplicações de poupança e movimentar apenas por transferência via internet. Já o Activo tem um tarifário que se adapta melhor a um banco do dia-a-dia (transferências gratuitas, cartão gratuito e são aceites depósitos nos balcões do Millenniumbcp).  Se não passa sem o extrato bancário mensal em papel  e/ou faz depósitos bancários ao balcão, o BEST pode ser uma boa opção. Tem todavia vindo a tornar-se menos competitivo. Qualquer um dos três dá ainda acesso a um conjunto de aplicações (fundos de investimento, etç) normalmente bastante mais diversificado que a banca tradicional. É todavia uma área que recomendo usar com conhecimento e precaução.

Olhando para o quadro acima, salta à vista que, com os mesmos 5000 Euros a render durante 1 ano ganhamos mais 28,80€ no BIG do que aplicando na CGD (valores líquidos do imposto). 

 

Bons negócios!

 

JC

Autoria e outros dados (tags, etc)

por urreivainu às 13:00

Aviso

Este blog é meramente de opinião. Pode conter erros, incorreções e omissões. Dada a complexidade da matéria, a volatilidade da oferta e as frequentes alterações legais, certamente terá! As opiniões não constituem recomendações. O leitor deverá comprovar todos os factos e fazer a sua análise. As opções tomadas pelo leitor são da SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE. A responsabilidade dos comentários (aos artigos) é de quem os produz.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Posts mais comentados


Ligações

Bancos

Forums e Blogs

Investimentos